Passeando em Morretes com a família :)


Oi Gente, tudo bem?

Hoje abriu um sol finalmente em Curitiba, aniversário da minha irmâ, e fomos passear!

Roteiro escolhido – Morretes. Localizado há + ou – 75 km de Curitiba, uma viagem super tranquila. Como queríamos conhecer tudo, pegamos a belíssima estrada da Graciosa. Essa estrada é linda e LOTADA  de hortências, a coisa mais linda e nessa época de natal,estão todas maravilhosas.Para quem gosta de pastel de feira fritinho na hora com caldo de cana ou água de coco gelada, tem várias paradas para matar a vontade nessa estrada. Também conta com banheiros limpos quando o negócio apertar.

IMG_3816 IMG_3814 IMG_3813

A cidade é uma gracinha, a comida típica de lá é o barreado

barreado

O barreado ou carne barreada é um prato típico do litoral paranaense, sendo o mais tradicional do estado1 .

Sua origem é açoriana de um ritual de 300 anos ainda seguido no preparo do prato. A origem é atribuída aos portugueses que vieram para o litoral do Paraná no século XVIII. Os registros antigos indicam a vila de Guaraqueçaba como a disseminadora da receita. O tempero do prato seguiu junto com outras manifestações culturais para o continente, entre elas o fandango, dança de tamancos ao som da rabeca.

A simplicidade na preparação do prato garantiu que a receita fosse mantida com os mesmos ingredientes e características. Uma das suas características é que mesmo requentado mantém o seu sabor, uma vez que é feito dentro de uma panela de barro pesada (Caldeirão de Barro), com tampa pesada do mesmo material, de barro, que é levado ao fogo sempre, para mantê-lo sempre super – quente, perto de aproximadamente 100 graus celsius. Durante os dias de festa do fandango, o prato era reaquecido a cada refeição. O sabor não se perde, pois o caldo grosso que se forma é que mantém o sabor da carne que se desmancha devido ao grande calor gerado pelo caldeirão tampado, com tampa pesada do mesmo material, sempre levado ao fogo e mantido nas labaredas, durante toda a festa.

O prato consiste em um ou mais tipos de carne bovina de segunda e magra, como a paleta, a maminha e o patinho, temperados com cebola, alho, toucinho de porco, pimenta-do-reino, louro e cominho e cozida até desmanchar.

wikipédia

Comemos um barreado maravilhoso, nele continha: arroz branco, uma maionese maravilhosa de aipim (mandioca), o pirão de barreado, o barreado que você mesmo prepara com a farinha, banana ( essa parte eu pulei, pq não gosto), pimenta caseira e farinha de mandioca. UMA DELÍIICIA!! Quem não conhece, não pode perder! 😉 Comi muiiiito!

Na cidade você pode visitar o centro histórico que conta com lojinhas com produtos da região, doces, balas. A bala de banana é a especialidade deles, você encontra em todas as barracas.

DSCN2022 DSCN2021 DSCN2033 DSCN2018 DSCN2020 DSCN2017 DSCN2034 DSCN2035

O Calor faz parte do passeio, mas não se preocupe, pois em várias barracas você pode comprar um chapéu de palha e tomar um sorvete, pois existem várias sorveterias no centro. Para uma passeio em família é uma delícia.

IMG_3823

Adorei!

Um beijão e fiquem com Deus!

Het.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s