O Enigma do vestido – Azul e preto ou branco e dourado?


Oi Genteee!!!

Tudo começou na quarta-feira, dia 25 de fevereiro, quando um usuário do Tumblr, chamado “swiked”, postou uma foto do famoso vestido perguntando se a cor era preto e azul ou branco e dourado fotografado em um casamento. Não foi por essa postagem que o vestido e o assunto tomou repercussões mundiais.

vestido azul essa foi a foto postada.

Após um site de entretenimento chamado Buzzfeed usar a postagem e pedir a opinião dos seus leitores, no dia seguinte da postagem, que começou todo o murmurinho em cima desse assunto. O site teve “apenas” 22 milhões de acesso até o dia de hoje, sexta-feira, dia 27 de fevereiro. O post foi pro ar depois das oito da noite e na madrugada de quinta já tinha 20 milhões de visualizações!  inclusive celebridades de todo o mundo estavam emitindo suas opiniões.Resultado da pesquisa: 72% dos leitores disseram que o vestido é branco e dourado. Incrivel, pois tem sim diferença de opiniões.

No meio de tanta discussão, de tantos posts, programas de tv, sites,  tivemos várias respostas para essa “confusão de cores”. A partir disso, foi uma correria em grandes sites de respeito para achar a melhor resposta para isso.  Como não sou nenhuma expert, resolvi colocar tudo o que achei e deixar pra cada um tirar as suas próprias conclusões:

Resposta do psiquiatra do programa bem estar da globo:

O psiquiatra Daniel Barros, consultor do Bem Estar, explica que o cérebro interpreta as informações dentro de um contexto e faz ajustes de cor de acordo com a iluminação. “O vestido mostra que o nosso cérebro interpreta tudo como a gente quer. O vestido é o mesmo e o nosso cérebro toma liberdades”, explica o doutor Daniel.

Ele mostrou uma ilusão de ótica muito conhecida que mostra que quando vemos uma mesma cor com um contexto mais claro ou mais escuro à sua volta, automaticamente tendemos a achar que ela é mais clara ou mais escura. Com o vestido ocorre algo semelhante: cada pessoa interpreta o contexto da imagem de uma forma, acreditando que as cores são preto e azul ou dourado e branco.

 Explicação do site G1:

Um neurocientista entrevistado pela revista explica que os seres humanos evoluíram para enxergar à luz do dia, mas essa luz muda de cor. A tentativa do cérebro de compensar a variação cromática seria a responsável por fazer com que as pessoas vejam o vestido de maneira diferente.

Vestido Azul, dourado, preto, branco - 3 Cores (Foto: Reprodução/Tumblr)A alteração do balanço de branco da foto original (centro) através do Photoshop permite chegar aos dois resultados (Foto: Montagem/G1)

a BBC usou um software de edição de imagens para analisar os tons do vestido. Após a análise, a conclusão foi a de que o vestido é, na verdade, azul e preto.
Notícias Yahoo:

Houve gente que disse que era uma diferença dos cones do olho de cada pessoa, ou que o azul é uma cor menos “forte” (em espectro), ou que era só uma foto superexposta. Neurocientistas e especialistas em visão eram acordados de noite para dar entrevistas e explicar o fenômeno. Por que, afinal, tanta gente vê a mesma imagem diferente? Ou, pior, por que a mesma pessoa pode ver a mesma imagem em cores diferentes mesmo sabendo o que é o certo?

A ciência

O fenômeno é razoavelmente conhecido como “ilusão de luminosidade”, e explicado nessa imagem clássica, tirada da Wikipédia:

Na foto, A e B têm a mesmíssima cor. Mas o que está em volta faz a parte do cérebro responsável por formar a imagem presumir a cor “certa”. Afinal, o que vemos normalmente na nossa vida na verdade é uma aproximação da realidade. Explica a Wikipédia (baseada neste artigo do MIT):

“É uma “ilusão” que mostra o sucesso do sistema visual. Não é um bom medidor de luz, mas esse não é o seu propósito: se o sistema visual se baseasse apenas na luminância, não distinguiríamos uma superfície branca mal iluminada de uma superfície negra muito iluminada. A capacidade que o sistema tem para o fazer é aquilo a que se chama a “constância da luminosidade”.

Voltando ao vestido: se você observá-lo contra outro fundo, com a exposição ligeiramente melhor calibrada, provavelmente o verá preto e azul. A Wired ajustou apenas a luminosidade da imagem e a colocou em uma boa reportagem sobre a ciência do fenômeno:

A explicação mais longa é que o olho humano foi adaptado para enxergar com a luz natural. E nós estamos o tempo todo “descontando” a variação de cor da luz solar, do alaranjado pela manhã, ao dourado do meio-dia, ao azulado-lilás de tardinha, para tentar formar algo próximo da cor real. “Então as pessoas ou tentam descontar o lado azul, o que no caso faz elas perceberem o vestido como branco e dourado, ou descontar o lado dourado, o que no caso faz você chegar ao azul e preto”, disse Bevil Conway, neuroscientista da Wellesley College nos EUA, que estuda a visão, à Wired.

Ele e outros cientistas confirmaram que o escândalo do vestido foi um fenômeno de viés de percepção visual bastante único. E seria só mais um entre vários (lembra das lhamas em fuga, no mesmo dia?), se não fosse o fato de que, com as redes sociais, todo mundo estava olhando para a mesma imagem, e discordando. Aí deixou de ser só uma curiosidade científica para ser uma amostra inequívoca do alcance global das bobagens virais, os memes, que se formam e morrem todo dia. E, cá entre nós, poderia ser bem pior. Ninguém brigou de verdade, e acabamos aprendendo uma informação científica de bônus.

Outra foto publicada posteriormente pela usuária do Tumblr acaba com as dúvidas: o vestido é mesmo azul e preto.
"Este é o vestido que eu vi no dia do casamento. Azul e preto. É apenas uma foto, mas é tão estranho!", escreveu a internauta (Foto: Reprodução/Tumblr)“Este é o vestido que eu vi no dia do casamento. Azul e preto. É apenas uma foto, mas é tão estranho!”, escreveu a internauta (Foto: Reprodução/Tumblr)

E por aí vai…

Houve gente falando que isso tinha a ver com o seu humor ou frequência espiritual. Se visse azul e preto era porque estava mal, carregada..rss

Houve gente falando que variava do smartphone ou computador que era aberta a foto, devido a luz do aparelho, etc…

E vc o que acha?

Eu acho que valeu a bagunça! rsrrs pelo menos assim tivemos várias explicações de coisas que não sabíamos. Como só tinha visto essa imagem:

Pra mim era branco e dourado, já agora vendo a outra… é azul e preto!

Bjoss pra vcs e até a próxima!

Het.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s